Pin It button on image hover

23 julho 2015

Mini Tortinhas de Limão

    

Sou viciada em torta de Limão !

É uma receita prática e fácil de preparar , pintou uma visita de última hora ? Corre pra cozinha e prepare esta torta , quem vê parece que você ficou horas na cozinha preparando nem sabe que o preparo é vapt vupt !
Esta receita eu fiz em forminhas individuais , mas você pode fazer somente uma torta grande.


- xícara medidora de 240ml

Massa:


-1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
-½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
-¼ colher (chá) de sal
-½ xícara + 1 colher (sopa) - 126g – de manteiga sem sal, bem gelada (ou congelada), em -pedaços pequenos
-1 ovo grande

Mousse de limão:
raspas da casca + o suco de 3 limões
1 lata (295g) de leite condensado
1/2 xícara (160ml) de creme de leite fresco

Comece pela massa: no processador 


Pulse a farinha, o açúcar e o sal juntos. Espalhe os pedacinhos de manteiga sobre os ingredientes secos e pulse até misturar (alguns pedacinhos de manteiga ficarão do tamanho de flocos de aveia, outros ficarão do tamanho de ervilhas). Quebre o ovo numa tigelinha e bata ligeiramente com um garfo, apenas para misturar a gema e a clara. Adicione o ovo à massa, um pouquinho a cada vez, pulsando a cada adição. Depois de acrescentar todo o ovo, dê longas pulsadas – 10 segundos cada – até a massa, que vai parecer granulada após a adição do ovo, formar montinhos; antes de atingir este estágio, o som do processador vai mudar com o batedor em forma de pá, em todo o processo.
( Caso você não tenha processador , pode fazer com as mãos mesmo , fica ótimo também ) ;)

Transfira a massa para uma superfície e sove-a rapidamente, somente para incorporar porções pequenas de ingredientes secos que possam estar soltas. Forme uma bola, embrulhe com filme PVC e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.



Abra a massa: unte as forminhas para mini tortas ou use uma forma para tortas grande de  22cm. Abra pequenas porções de massa gelada . Transfira os pedaços de massa para as forminhas preparadas e preencha-as, usando as pontas dos dedos para selar qualquer rachadura que apareça. Dobre a massa sobressalente para dentro, apertando com as pontas dos dedos e formando laterais duplas, mais espessas – se sobrar muita massa, empurre-a para baixo com os dedos, em direção ao fundo das forminhas. Fure a massa toda com um garfo.

Leve as forminhas ao freezer por pelo menos 30 minutos antes de assar. 

( Este processo de gelar a massa é o que vai dar a consistência crocante para a massa).


Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte o lado brilhante de um pedaço grande de papel alumínio e corte  em quadrados do tamanho das forminhas ; coloque cada quadrado, com o lado untado para baixo, sobre a massa, deixando-o diretamente em contato com ela. Agora, a melhor parte: já que você congelou a massa, não vai precisar usar pesinhos ou feijões secos sobre o papel alumínio para assar. Leve as forminhas ao forno por 20 a 25 minutos ou até que dourem levemente.



Retire do forno e remova cuidadosamente os pedaços de papel alumínio – se houver bolhas na massa, aperte-as com as costas de uma colher. Asse por mais 10 minutos ou até que firmem e dourem bem – a cor é importante, pois massas muito brancas não têm tanto sabor. Transfira as forminhas para uma grade e deixe esfriar completamente.


Prepare com antecedência: a massa crua, embrulhada em filme PVC, pode ser conservada em geladeira por até 5 dias ou congelada por até 2 meses.


Recheio: No Liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um creme espesso. Para rechear as mini tortinhas coloque a mousse de limão no saco de confeitar com bico e despeje o recheio nas bases das tortas assadas e frias , Decore com raspinhas da casca do limão e leve à geladeira por 30 minutos ou até firmar. Fica muito bom !




Esta torta sempre tem repeteco aqui em casa ! :P


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...